Viana do Castelo – Um dos mais belos panoramas do mundo

Confraria Santa Luzia Casas de Massinos

Cidade minhota, é das mais belas cidades do litoral português. Viana do Castelo, é parte integrante da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que lhe associa uma descrição adequada á sua personalidade:

Uma cidade saudável é aquela que está continuamente a criar e a desenvolver os seus ambientes físico e social, e a expandir os recursos comunitários que permitem às pessoas apoiarem-se mutuamente nas várias dimensões da sua vida e no desenvolvimento do seu potencial máximo. – Goldstein e Kickbusch (1996)

Situa-se apenas a 60 km do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

E pelo seu carisma, podemos afirmar que quem a visita, procura-a por aquilo que ela vale.

Cultura, desporto, lazer e pedestrianismo são as áreas mais valorizadas por quem procura a região.

Nela pode encontrar:

  • trilhos pedestres
  • turismo cultural pelas rotas do românico e do barroco
  • turismo de natureza
  • desportos náuticos (surf, canoagem e vela)

Viana do Castelo pela sua irresistível riqueza natural torna-se inevitavelmente parte do itinerário de quem procura percorrer o caminho português de Santiago, também conhecido por Via Lusitana –  que representa o 2º caminho mais utilizado pelos peregrinos para chegar até ao Apóstolo Santiago – Santiago de Compostela.

caminhos-de-santiago-de-compostela-casas-de-massinos Viana do Castelo
O portal Caminho Português da Costa ajuda-te a descobrir o património, a preparar a mochila e a planear o teu caminho, etapa a etapa. Descobre o teu caminho em: http://www.caminhoportuguesdacosta.com/pt

O que visitar em Viana do Castelo

Em Viana do Castelo é possível encontrar “a história do Gil Eannes ” é “uma boa fatia da história de Portugal mas vista de Viana do Castelo”. O Navio Gil Eannes pode e deve ser visitado, como espaço museológico que é, guarda memórias de “Heróes que o tempo não apaga!”.

navio Gil Eannes Casas de Massinos Viana do Castelo

E lá na Confraria
A vista é mais linda,
Do que alguém diria!
Abençoada,
Santa Luzia!

Confraria Santa Luzia Casas de Massinos Viana do Castelo
Fonte: https://www.facebook.com/gabinete.deimprensa/

É tão linda que “os vianenses carinhosamente a apelidam” de “Princesa do Lima”.Visível a quilómetros de distância, o Templo-Monumento coroa a cidade de Viana do Castelo.” É considerado “um dos mais belos panoramas do mundo”, segundo a National Geographic Magazine, em 1927. Tornando-se assim visita obrigatória para quem visita Viana do Castelo!

Funicular-Santa-Luzia-Casas-de-Massinos Viana do Castelo
Fonte: http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/funicular-de-santa-luzia

Há quem aproveite a visita à Confraria de Santa Luzia, para fazer a viagem mais longa de todos os funiculares do país – o Funicular de Santa Luzia – com 650 metros, vence o desnível de 160 metros. São cerca de sete minutos, numa pequena experiência imersiva, com a garantia de uma paisagem mágica!

Com tamanha riqueza a cidade não tem dificuldade em convencer os que a visitam, a ficar mais tempo, nem os que por cá ficam, a ficar mais tempo. Depois de uma primeira noite, é impossível não se render a tamanha beleza natural. Com pequenos e encantadores recantos, Viana do Castelo, convida a experiências únicas!

As Casas de Massinos situam-se apenas a 16 Km de Viana do Castelo.

Se passar por cá não deixe de visita Viana do Castelo e se passar por Viana, não deixe de passar por cá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *