Capelas, pontes, azenhas e engenhos – Barroselas – Turismo Rural

barroselas

As Casas de Massinos situadas na Vila de Barroselas (antiga freguesia de Capareiros), apenas a 16 Km de Viana do Castelo, encontram-se inseridas numa zona rural, com piscina exterior e uma vista deslumbrante para as montanhas.

Viana do Castelo possui uma beleza natural inigualável e um dos semblantes panorâmicos mais deslumbrantes do mundo. O mar, o rio e a montanha formam três eixos naturais que estão na base da sua identidade e compõem cenários idílicos para quem se deixa encantar com a sua beleza natural. Pela costa junto ao mar, nas margens do lendário rio Lima ou por montanhas verdejantes abrem-se caminhos que contam passo a passo as origens deste magnífico território. São pegadas de História deixadas por povos tão antigos que povoaram este território, desde a Pré-história até à Idade Moderna.

Barroselas

É uma vila portuguesa do concelho de Viana do Castelo (desde 4 de Janeiro de 1837). Estende-se desde o rio Neiva até aos pontos elevados da Serra da Padela, com cerca de 790 hectares, 3.919 habitantes (I.N.E. 2011).

A freguesia possui património monumental, paisagístico, ecológico e cultural a visitar, dos quais se salientam:

  • a Igreja Paroquial;
  • a Igreja do Seminário;
  • a Capela de S. Sebastião (que remonta a 1582, é a mais antiga da terra, das oito nela existentes);
  • o Largo de S. Sebastião;
  • o edifício da Estação do Caminho-de-ferro que nos transporta para 1874;
  • o Cruzeiro (constituído por quatro degraus, um pedestal e um fuste trabalhados e, no cimo, uma cruz de Cristo);
  • as Pontes Românicas (a Ponte do Ribeiro dos Reis Magos, no lugar das Alvas, que apresenta um traço românico, e está classificada desde 1990, como “Valor Concelhio”);
  • as belezas, açudes e engenhos ribeirinhos do rio Neiva;
  • e as pacíficas Praias Fluviais de Vale e Foz.

No lugar de Boticas, encontra-se uma ponte que remonta aos tempos medievais, na ponte do Lourido e Azenha das Pesqueiras pode se aproveitar para apreciar o belo enquadramento proporcionado pela azenha, açude e ponte, local apelativo para picnics e banhos.

Entre outros destacamos ainda: o Parque de merendas da Ponte de Tregosa, a Azenha das Passadoiras, a Azenha da Caneira, a Azenha de Berre e a sua Praia fluvial, o Engenho da Foz e o Engenho da Lage.

A largo da capela de Nª Srª da Conceição, com uma vista soberba sobre o casario de Barroselas, Mujães e Carvoeiro, bem como sobre todo o vale do baixo Neiva.

– Vianatrilhos

PR 11 – Trilho da Vila de Barroselas

Lat 41º38’51.21’’N | Lon 08º42’04.60’’W, são as coordenadas ideais para quem gosta de percorrer trilhos pela natureza (hiking trails):

 Pé ante pé, que levam o caminhante ao encontro de si mesmo, através da relação com a natureza e com as idiossincrasias das comunidades locais.

São trilhos, sempre com gente.

Gente conhecida pela simpatia e generosidade, que nos poderá indicar o percurso certo para chegar a um moinho de água, a uma azenha ou a uma cascata.

A Sul, Barroselas estabelece limites territoriais com o concelho de Barcelos. A Norte, com as freguesias vianenses de Mujães e de Vila de Punhe. A Nascente, com a Freguesia de Carvoeiro e a Poente com a freguesia de Alvarães. A 24 km de Braga e a 40 km de Guimarães.

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto do Porto, situado a 46 km.

Quem gosta vem. Quem ama fica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *